terça-feira, 6 de setembro de 2011

Primeira aventura de Zé Filé agora em livro!


 
A Escola Monteiro Lobato, escola municipal de Balneário Piçarras, lançou na quarta-feira, dia 31 de agosto, o livro da jornalista Danielle Garcia, “Zé Filé – um cachorro na reciclagem”, feito em parceria com os alunos da escola, dentro do Projeto Escola Sustentável. O lançamento aconteceu às 16 horas, no auditório da escola.
Segundo a diretora Rosa Maria Toller Gutmann, o lançamento do livro vem coroar parte do trabalho de educação ambiental da escola, através do Projeto Escola Sustentável.  De acordo com ela, a história do cachorro Zé Filé surgiu da necessidade de envolver as crianças das séries iniciais no projeto de reciclagem da escola ensinando, de maneira lúdica e literária, como preservar limpa a escola e a natureza.
De acordo com a diretora, o livro será distribuído gratuitamente para todos os alunos dos anos iniciais da escola, e alguns exemplares para bibliotecas e outras escolas e CEIS do município, além de entidades que atendam crianças no município. “Dez por cento dos livros que fizemos, serão vendidos para a comunidade e os recursos revertidos integralmente para as ações do Projeto Escola Sustentável”, destacou. Segundo Rosa, outro destaque do lançamento do livro é que, pensando na inclusão de todos os alunos, foram impressos três exemplares do livro em tamanho ampliado, para os alunos que frequentam a escola e têm um grau de deficiência visual que não permite a leitura em tamanhos usuais.
De acordo com a jornalista Danielle Garcia, a ideia do mascote veio da observação diária de um cachorro que realmente vivia na frente da escola, aliando a figura conhecida dele ao projeto da escola. “Depois de criada esta primeira história, que hoje se transforma em livro com a ilustração dos alunos, muitas outras aventuras já foram criadas e lidas pelas crianças. O cão Zé Filé já ganhou vida realmente e hoje já faz parte do cotidiano de muitos alunos, professores, e pessoas que conhecem o projeto”, afirma a escritora. “É muito gratificante o resultado desse livro, principalmente, porque foi pensado e elaborado em conjunto com alunos, professores e direção da escola. É um projeto coletivo que agora se concretiza graças aos patrocinadores e muitas outras pessoas envolvidas no projeto”, finalizou Danielle. A publicação do livro tem apoio da APP da Escola Monteiro Lobato, da Secretaria Municipal da Educação, do vereador Maurício Köche, e patrocínio das empresas Illuminarium, Lului e O Boticário.

Para saber mais sobre o Projeto Escola Sustentável e o livro “Zé Filé – um cachorro na reciclagem”, basta acessar os sites http://www.wix.com/escolaml/monteirolobatopicarras
, http://www.wix.com/escolaml/sustentavel#!  ou ainda o blog escola  WWW.escolamonteirolobatopicarras.blogspot.com. O telefone da unidade escolar é (47) 3345-3438.



Um comentário:

  1. lindo o blog, com certeza é uma maneira de divulgar esse trabalho maravilhoso....Parabéns....bjs Rosa

    ResponderExcluir